segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sobre o Bairro Cidade Ademar

Bairro surgiu na década de 1960 com povoamento
de migrantes de outros estados.


Seus bairros e vilas surgiram devido ao grande impulso de processo de urbanização com decadência dos grandes fazendeiros, que eram obrigados a lotear suas terras, então começou o processo de urbanização com o surgimento de loteamentos vendidos aos operários migrantes que vieram de diversas partes do Brasil em busca de uma vida melhor.

O êxodo rural ocorrido na década de 70, conhecido como a expulsão do homem do campo para as grandes cidades, contribuiu para o aumento populacional da região, atraídos pelos loteamentos por causa do parcelamento e a possibilidade de possuir um pedaço de terra.


Dois proprietários de terras e fazendeiros fizeram parte da vida da região: João e Nilza donos da região hoje conhecida como Vila Joaniza e Americanópolis.

Cidade Ademar é cortada por 7 grandes corredores: Av. Cupecê, Av. Washington Luís, Av. Yervant Kissajikian, Av. Nossa Senhora do Sabará, Av. Nações Unidas trecho, cruzamento Av. Interlagos até cruzamento com Av. Washington Luís, Estrada do Alvarenga e Av. Alda que faz divisa com o município de Diadema.
A região hoje não tem mais condições de expansão, existem poucas áreas disponíveis para moradia ou local para o desenvolvimento de algum projeto habitacional. Conforme os dados de crescimento populacional é preocupante a situação já que as possibilidades de expansão para moradias são poucas.

Nome do bairro é homenagem a ex-governador paulista.

Cidade Ademar, na zona Sul de São Paulo, foi nomeada em homenagem ao político Adhemar Pereira de Barros, cujo genro era proprietário de terras na região.

Realizou obras de vulto em diversas áreas, tais como a abertura das rodovias Anchieta e Anhangüera, a construção do Hospital das Clínicas e de outras instituições hospitalares, além da construção de várias escolas.

Era o governador de São Paulo na época do golpe militar de 1964, do qual teve atuação destacada. Apesar disto foi deposto em 1966 e teve seus direitos políticos cassados. Faleceu em Paris, em 1969, durante o exílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário